Draga Optimuns dá início ao alargamento da faixa de areia da Praia dos Ingleses

Foi dada a largada para o alargamento da faixa de areia da Praia dos Ingleses, obra que trás uma importante perspectiva de crescimento para o turismo da região, uma vez que, seguramente, vai proporcionar um melhor aproveitamento da orla para o oferecimento de lazer aos turistas e moradores, além de incrementar as atividades comerciais em todos os níveis, seja hoteleiro, gastronômico e até de pequenos comerciantes.

Sobre a necessidade de uma obra desse porte, no que diz respeito a possíveis alterações no meio ambiente local, muito se discute sobre a sua necessidade e sobre os seus possíveis efeitos ao ecossistema.

Mas o fato é que as mudanças climáticas em função da ação humana sobre a natureza tem acarretado em perseptíveis alterações no meio ambiente e, no caso dos mares, estudos e acompanhamento de entidades ambientais tem percebido a crescente saída das águas das geleiras e indo para os oceanos , o que contribui para a ocorrência de eventos extremos de avanço das marés sobre a faixa de areia e até até de espaços urbanos próximos ao mar.

 

 

O fato é que, como há pouca discussão nos meios acadêmicos e escassos planos de monitoramento, ainda não existe consenso em relação aos impactos ambientais que a obra pode desencadear a longo prazo.

Assim como foi feito em Balneário Camboriú, o processo que vai ser utilizado em Ingleses, denominado de “beach nourishment” ou engordamento de praia, compreende um método já conhecido e amplamente empregado ao redor do mundo, principalmente nas praias da Europa, que sofrem de erosão crônica e deslizamentos de terra.

O processo, em termos gerais, compreende a reposição da areia da praia com a finalidade de aumentar o seu estoque sedimentar, para tanto, utilizando-se de uma jazida encontrada na região da plataforma interna, a qual deve conter areia semelhante da praia original e em volume suficiente.

Para esse trabalho em Ingleses, a draga russa Optimus chegou a baía da praia nas primeiras horas da madrugada de 29 de janeiro de 2023 e ficou fundeada na parte do sul, onde os trabalhos tiveram inicío. Já, de manhã, começaram os preparativos técnicos para o início da obra, previsto para a mesma data.

No que diz respeito ao processo empregado, basicamente, por meio de braços mecânicos, o navio suga a areia para um porão, para, porsteriormente, depositar esse  material na praia por meio de tubos flutuantes. Após o depósito de areia com água, máquinas começam o procedimentos de espalhar o material na beira da praia, processo esse que é denominado “alimentação natural”.

Para garantir a segurança das pessoas durante o processo de alargamento, a Prefeitura da Capital providenciou procedimentos de interdição da praia em espaços específicos, conforme o avanço da obra.

Contudo, ainda que pairem dúvidas e incertezas sobre o procedimento e seus resultados a curto e a longo prazo, o que se percebe é que a recuperação da faixa de areia da Praia dos Ingleses é uma demanda que há muito se mostra como desejo da população local e do conjunto de empresas que, direta e indiretamente, tem no turismo o motor impulsionador da economia local, necessária ao desenvolvimento social e econômico de toda região.

 

 

 

Participe da discussão

Compare listings

Comparar
FALE POR WHATSAPP!
Agência Digital em Florianópolis