Sem dúvida, cada vez mais a decoração estilo minimalista vem conquistando adeptos em todo o mundo. É um estilo de decoração de ambientes onde a premissa que impera é o chamado “menos é mais”.
Pode se dizer a que a decoração minimalista é a sobriedade na forma de espaços e elementos que compõem um ambiente, onde elementos puramente decorativos são quase ausentes. Conforme a Westwing, nesse estilo a extravagância e o excesso são cuidadosamente substituídos por uma atmosfera baseada na simplicidade onde cada móvel, objeto e elemento tem a sua função e sua razão de existir no cômodo.
O fato é que decoração minimalista chegou com tudo na virada do século XX para o XXI e vem se tornando uma tendência cada vez mais forte, o que indica que ela estará em voga ainda por muitos anos. Ela rejeita os excessos e cria ambientes limpos e modernos, o que a torna ideal para quem quer decorar a casa com refinamento e elegância.
As caracteristicas principais da decoração minimalista são:
- Poucos e bons móveis;
- Muito espaço;
- Praticidade e
- Funcionalidade. vez mais em alta a decoração estilo minimalista vem conquistando adeptos em todo o mundo.
Quatro dicas para ajudar você a “enxugar” os seus ambientes com o estilo minimalista, que além de criar espaços, exige, sim, muito bom gosto e criatividade.
- Desapegue: se você é do tipo que acumula objetos e móveis em todas as esquinas disponíveis da sua casa, é hora de repensar suas decisões. Muitas vezes acumulamos tantos objetos que a única solução é desapegar. Doe, venda ou troque tudo o que não estiver sendo utilizado. Eis o primeiro passo para uma decoração minimalista.
- Menos é mais: a decoração minimalista é baseada na escolha de poucos elementos quando o assunto é ambientação. Nada de excessos. Opte por móveis práticos e fáceis de manter. Privilegie os espaços vazios. A chave para decorar com menos é mais, mantendo o ambiente natural e certificando-se que os sentidos não estejam sobrecarregados ou estimulados em excesso.
- Limpeza em dia: a limpeza do ambiente é um dos aspectos chave da decoração minimalista. É ela que permite a sensação de relaxamento e conforto típicas desse estilo. Portanto, mantenha o chão e as superfícies dos móveis limpas e livres de objetos e acessórios em excesso.
- Aposte na praticidade: móveis e acessórios práticos são sinônimos da decoração minimalista. Se uma peça, móvel ou objeto substituir a existência de três produtos, opte pelo mais prático.
Outras recomendações que são importantíssimas na decoração minimalista:
A primeira coisa que você deve aprender antes de iniciar uma decoração minimalista é a regra do “menos é mais”. Segundo ela, quanto menos informação visual você colocar no espaço, mais bonito ele ficará.
Os espelhos são muito bem-vindos nesse tipo de decoração, já que eles são capazes de dar a sensação de amplitude aos espaços. Por isso, invista em grandes espelhos, como os que vão do chão ao teto, principalmente se estiver decorando um ambiente pequeno.
Como a decoração minimalista exige que você aplique o menor número de informação visual possível, o ideal é investir em móveis e objetos com design em linha reta. Isso é uma dica importante porque, ao contrário das curvas e estampas, as linhas retas harmonizam perfeitamente entre si. Além disso, esse design garante um ar de modernidade.
Um componente muito importante para a decoração minimalista é a iluminação dos ambientes, já que a claridade é fundamental para dar o ar de limpeza que o estilo propõe. Para tanto, você pode apostar em grandes janelas de vidro, que são muito utilizadas para aproveitar ao máximo a luz natural do sol.
Por final, fuja dos execessos. Para que essa decoração funcione, o ideal é dispensar todo e qualquer excesso. Por isso, componha os ambientes somente com os objetos e móveis necessários e essenciais. Os elementos de decoração, tais como vasos de flores e quadros, podem ser em pequena quantidade e devem seguir sempre os mesmos tons de cores para manter a harmonização.