O Home Staging é uma técnica de decoração que tem por principal objetivo tornar o imóvel mais atrativo e, por conseguinte, mais valorizado para quem pretende vender ou alugar. Trata-se, na verdade, do uso de meios para encantar os visitantes, seja qual for o tipo e a as dimensões do imóvel.
Em uma tradução literal, Home Staging é “encenação em casa”, e seu surgimento teve início a partir da década de 1970, nos Estados Unidos, onde até hoje é um instrumento muito utilizado na preparação do imóvel para a venda ou aluguel.
No Home Staging, a preparação do ambiente não é realizada com o objetivo específico de planejar os espaços para a pessoa morar. Aqui busca-se fazer com que a decoração sirva para estimular os sentidos e causar entusiasmo ao potencial comprador, quando vê o imóvel pela primeira vez.
Claro que mesmo que o imóvel anunciado precise de uma reforma ou tenha uma aparência de desgaste, é possível a realização da venda, considerando-se vários fatores como localização, dimensões, comodidades, bairro, oferta de serviços, dentre outros.
Mas, sem dúvida, a primeira vista é muito importante e, não raro, a boa apresentação do imóvel é determinante para que o comprador decida mais rapidamente e, quem sabe, a um preço satisfatório para o proprietário, ou até mesmo acima do inicialmente pretendido.
Portanto, é inegável que para qualquer interessado na aquisição de uma, casa, apartamento, cobertura, ou qualquer outro tipo de imóvel, o apelo visual conta muito na hora da visita com o corretor e até mesmo nas consultas pela internet.
Nesse sentido, um dos requisitos indispensáveis à realização de um bom negócio é a boa e adequada apresentação do imóvel, necessária para que os potenciais compradores sejam atraídos e possam decidir com base na impressão visual que lhe foi passada.
A propósito dessa nova tendência, em razão da pandemia do coronavírus, que restringiu demais o contato entre as pessoas, a tour virtual de unidades decoradas alçou de vez as atividades do mercado mercado imobiliário, o que exige imagens e vídeos de alta qualidade que mostrem diferenciais visuais que chamam a atenção dos interessados em fazer negócio.
A utilização do Home Staging já está tão difundida nos negócios imobiliários que hoje já é possível encontrar profissionais capazes de prestar esses serviços em imóveis de qualquer tipo, visando torná-lo mais atrativo aos visitantes, por meio de adaptações e a colocação peças de decoração e móveis que combinem com a estrutura e a arquitetura do local.
Inclusive, muito dos profissionais que trabalham no ramo imobiliário, no intuito de transformar o imóvel de forma a torná-lo desejado, utilizam-se além dos móveis e outros elementos que já consta no local, também alugam elementos de decoração, iluminação e outros itens de mobília não disponíveis regularmente no espaço, mas que caem como uma luva naquele ambiente.
É importante frisar, no entanto, que o objetivo principal do Home Staging é a venda ou o aluguel do imóvel. Ou seja, o gosto pessoal do proprietário não é o mais importante, uma vez que as alterações realizadas devem causar admiração e levar o interessado a imaginar a sua vida naquele espaço.
Outra condição, que é absolutamente necessária, é a disposição do proprietário de fazer as alterações propostas pelo profissional especializado em Home Staging, que na maioria das vezes começa com pintura de paredes e pequenos consertos em instalações elétricas e hidráulicas, complementados com a arrumação de móveis, colocação de quadros, vasos e tapetes.
No entanto, alguns pontos devem ser observados para que a aplicação desse recurso traga os resultados que se espera:
- Otimização da circulação, de modo que a disposição dos móveis não atrapalhe a visita e cause impressão de espaços apertados.
- Organização dos ambiente e dos móveis, visando não deixar expostos materiais de forma desordenada e estranhas ao ambiente.
- Outro “truque” muito interessante utilizado por designers e decoradores é a utilização de espelhos, ótimos para criar aparência de amplitude de salas, quartos e corredores.
- E, finalmente, a iluminação, requisito muito importantes, que pode ser utilizado com luz natural, o que requer a abertura de portas e janelas, e a iluminação elétrica, utilizada em locais estratégicos.
De forma geral, utiliza-se o recurso do Home Staging com objetivo de transformar os espaços, com vistas a deixar os ambientes mais agradáveis e atrativos para potenciais proprietários, por meio de uma decoração mais impessoal, do aprimoramento da circulação nos ambientes e da otimização da iluminação, para que a imaginação leve o observador a ser imaginar em casa, num ambiente bonito e acolhedor.