Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – é extramamente importante e necessário que a educação das pessoas seja prioritariamente voltada à adquirir uma consciência ambiental verdadeira.
Alterações climáticas já são uma realidade de norte a sul de nosso e no mundo, com resultado devastadores ao meio ambiente e a vida das pessoas e de todas espécies animais vegetais.
Em função disso, é motivo de comemoração a ação dos órgãos ambientais da Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio do Ministério Público e da sociedade civil, a implantação de mais um Unidade de Conservação Ambiental: Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho.
Essa maravilhosa área apresenta uma importante transição entre a vegetação de encosta em costão (Morro dos Ingleses) e a restinga. Engloba também o segundo maior campo de dunas na Ilha de Santa Catarina.
O mais importante é que se trata de mais uma Unidade de Conservação (UC), protegida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), instituído pela Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000, a qual estabelece às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais.
De acordo com o artigo 1º, inciso I, da citada Lei, as UC’s, são “espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei”.
As UCs têm a função de salvaguardar a representatividade de porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. Além disso, garantem às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.
A ideia de criação do Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho surgiu há seis anos, através de estudos técnicos e consultas públicas desenvolvidos por uma comissão criada pela Prefeitura que iniciou a adequação de todas as UCs Municipais.
A UC das Dunas do Santinho, ao Norte de Florianópolis, apresenta o ecossistema lagunar da Lagoa do Jacaré, em meio ao campo de dunas, que concentra diversas espécies, com destaque para a avifauna. As aves marinhas migratórias são também as maiores visitantes daquele espaço natural
O Parque possui 223,31 hectares e tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Quando vier à Floripa, ou se já mora na cidade, visitar esse paraíso natural situado entre as praias dos Ingleses e do Santinho é, simplesmente, imperdível!