Alongar é indispensável antes de qualquer exercício

Alongamentos são exercícios físicos necessários ao estiramento das fibras musculares, o que favorece a preservação e a melhora constante do do grau de flexibilidade muscular das pessoas.

Ao se fazer regularmente exercícios de alongamento, naturalmente reduz-se a probabilidade de desenvolver lesões musculares durante exercícios de qualquer natureza, seja na academia, seja em casa.

A atividade de alongar os músculos também proporciona bem estar físico e mental, além de restringir os riscos de disfunções da coluna, melhorar a postura, diminuir a tensão muscular e estimular a função cerebral, que passa a liberar serotonina, indispensável a sensação de bem estar.

Logicamente que os exercícios de alongamento, para que sejam realizados com a maior segurança possível para quem o pratica, deve ser acompanhado da orientação de um instrutor de educação física ou de um médico especialista. Contudo, exercícios básicos podem ser realizados tranquilamente em casa, principalmente em função da pandemia do novo coronavírus, favorecendo, assim, o relaxamento do corpo e o alongamento dos músculos, com reflexos na diminuição do estresse causado pelo prolongado período sem atividade física fora de casa.

texto alternativo

Entre tantos recomendados, destacamos:

Alongamento do peitoral: em pé, braços para trás com dedos entrelaçados, realizar movimentos para cima alongando peitoral, segure na posição por 15 segundos.

Alongamento das costas: estenda os braços à frente com apoio de uma cadeira, curvando as costas, alongando-a, permaneça neste posição por 15 segundos.

Alongamento peitoral e braços: apoie as costas na cadeira e leve os braços abertos para trás, permaneça assim por 15 segundos.

Alongamento posterior da coxa: sentado na ponta da cadeira, deixe uma das pernas flexionada e estenda a outra. Leve o tronco à frente, tentando segurar no pé da perna que está estendido, permaneça assim por 15 segundo e depois alterne as pernas.

Alongamento dos Tríceps: em pé com o quadril encaixado, flexione um dos braços atrás da cabeça, com a mão apoiada nas costas. Com a outra mão, pressione o braço, flexionado para baixo. Mantenha a posição por 20 segundos e depois faça com o outro braço.

Alongamento dos ombros: cruze os braços na frente do corpo, cotovelos para fora alinhado com os ombros. Pressione seu cotovelo direito em direção ao ombro oposto; Mantenha a posição por 20 segundo, depois faça com o esquerdo.

 

 

Alongamento do bíceps: em pé, com os braços estendidos na posição horizontal em uma parede, apoie as mãos e comece a alongar os braços. Force o corpo contra a parede para aumentar o alongamento. Mantenha a posição por 20 segundo.

Alongamento dos músculos adutores: de pé com as pernas ligeiramente afastadas, flexione um dos joelhos, estendendo a perna contrária. Apoie suas mãos sobre os joelhos. Permaneça assim por 15 segundos.

Logicamente que a quantidade de alongamentos e a frequência destes para cada indivíduo, dependerão da capacidade física de cada um. Nunca é demais dizer que exercícios que causam desconforto ou que haja dúvida se pode agravar uma situação de saúde já existente, é recomendável a orientação de profissionais da área de saúde, para que o risco seja o menor possível.

 

Participe da discussão

Compare listings

Comparar
FALE POR WHATSAPP!
Agência Digital em Florianópolis